sábado, 25 de janeiro de 2020

O VALE DE JOSAPHAT


Resultado de imagem para O Vale de Josaphat, ou de Cedron

                           O VALE DE JOSAPHAT**

A Bíblia Hebraica tendo sido redigida pelos grandes Iniciados da alta antiguidade, contem., minuciosamente descrito, aquilo que nossas religiões colocara na base de seus ensinamentos sob o nome de Revelação.

As circunstancias, embora, permitindo que o Texto sagrado não fosse integralmente transmitido, não permitiram que a língua Hebraica nos chegasse intacta. Conhece- se com uma aproximação suficiente, um quinto aproximadamente de suas palavras; o resto é traduzi do “às apalpadelas" com a finalidade de apresentar uma tradução racional. Infelizmente o resultado final é falso. Se bem que as pessoas atualmente não possam ler e ver nos textos sagrados a imensidade de verdades que esses escritos são encarregados de nos transmitir.

Mas saibam que o livro acaba de ser aberto! Vocês sabem igualmente, por São João, que o livro deve ser aberto no “final dos Tempos" Para o triunfo do Cordeiro.

Já que possuímos a coragem de atacar de frente, para rasgar; o Véu de obscurantismo que mascara aos olhos dos homens uma das verdades mais grandiosas, afirmando a realidade da Reencarnação, tenho, em testemunha de gratidão pela defesa que tens sempre suscitado à causa, mostrar até que ponto está em acordo com o ensinamento oculto de nossas Religiões atuais.

Resultado de imagem para reencarnação

As Religiões, de nossa infância, nos ensinam a ressurreição geral, em carne e osso, no Vale de Josaphat no dia do Juízo Final.

Esta frase, isolada, contém uma grande verdade e tomada “ao pé da letra” é falsa de uma ponta à outra.

Como elucidar a questão?

Simplesmente traduzindo a Bíblia Hebraica pelo método ensinado pelo próprio Pentateuco. Aquele que nos permitirá ver que a Natureza procede sempre conforme suas Leis Imutáveis.

Consideremos de início a Letra de nossa frase.

O Vale de Josaphat, ou do Cedron, está situado a leste da Vila de Jerusalém,ele representa a Bacia superior do Cedron, a parte onde a torrente margeando o planalto que assenta a vila, corre na direção Norte - Sul. Sua largura média não atinge 200 metros, e sua extensão não ultrapassa três quilômetros, sua superfície total pode portanto ser avaliada em 60 hectares. Para servir como lugar de peregrinação à viajantes numa bela temporada de verão, o sitio é largamente suficiente mais quantos seriamos se toda a humanidade se encontrasse no mesmo dia?

A ciência, baseada na observação, remontando até a idade da Pedra polida, assinala ao homem sobre a Terra uma origem remontando no mínimo trinta mil anos, ou seja, trezentos séculos, e é o mínimo. (1)

A população atual da Terra é de aproximadamente um bilhão e meio de habitantes. (2)

Admitamos que outrora a população menos densa não tenha atingido a metade desse número, e que a duração da vida média tenha sido de 50 anos para uma geração. O número de humanos tendo vivido sob o globo no espaço de um século seria representado de novo pelo número de um bilhão e meio.

Para trezentos séculos teríamos o formidável exército de quatrocentos e cinqüenta bilhões de seres humanos.

Portanto, tomando o texto ao "pé da letra”, seria necessário alojar pelo menos quatrocentos e cinqüenta bilhões de homens em um pequeno terreno de 60 hectares.

Não é loucura?

(...)

Retornemos aos livros sagrados e consultemos por sua vez as Escrituras Santas tão abandonadas.

Tudo muda:

O Vale de Josaphat, ou de Cedron, recebeu esses nomes para comemorar um fato importante, como em Paris, as ruas Londres ou Av. Victor Hugo receberam seus nomes sem que eles tivessem jamais tido alguma ligação direta entre essas ruas e o nome recebido.


Restam aos nomes, eles mesmos.

O Pentateuco nos ensina como é necessário ser hábil para os traduzir.

Josaphat, significa: Aquele que realiza um julgamento pressuposto.

Cedron, significa: Absolvimento.

Tomadas isoladamente essas tradições nada dizem ao pensamento. Seria necessário a tradução de todas as passagens contendo esses nomes, o que nos faria sair de nosso objetivo, é entretanto, o contexto dessas frases que fará claramente sobressair o emprego.

Duas palavras de comentários trarão uma melhor compreensão de seu valor.

Quando, em nosso cotidiano, lemos que um homem está sendo enviado à "Caiena" (3) ou que uma criança está sendo enviada. para uma prisão, a palavras "Caiena" e prisão evocam, cada uma, em seu sentido particular a idéia daquele que realiza um julgamento pressuposto. Quanto ao Vale, não é mais especialmente um vale ,do que uma planície ou colina, é simplesmente a Terra, esta Terra que nossos próprios poetas denominaram: “Vale de lágrimas".

A palavras absolvimento (Cedron) é urna tradução exata, mas brutal; é um Hebraismo que é preciso substituir por um Galicismo. Digamos portanto, segundo o uso francês: Libertação com o sentido de nascimento.

Qual o sentido deste nascimento ?

É o da mãe que colocou no mundo uma criança a quem forneceu um corpo em carne e osso, esta criança é um reencarnado.

Reencarnou a seu pedido porque cedeu a tentação da matéria. cometendo ela mesmo seu próprio pecado: e não possui outro pecado.

Nos meios invisíveis, onde primeiro viveu, estava feliz ao abrigo de nossas misérias, poderia permanecer assim durante séculos, porque o tempo não mais que a distância inexistem no mundo psíquico. Mas ela estaria numa felicidade calma, muito doce, sabendo que estaria melhor no “degrau acima".

Os encantos do desconhecido, do progresso possível, o atrativo das ciência s inerentes a esta matéria tão plena de mistérios para os invisíveis, os levou malgrado os conselhos recebido no “lado de lá", ceder a tentação de seu pecado original.

A árvore sensual o seduziu no Édem, e somente a morte, desde então, poderá devolver sua liberdade.

Isto não é tudo.

Pouco se sabe das contingências brutais do mundo material no "lada de lá", sabe-se o bastante para poder discernir o valor qualificativo de um meio apetecível para uma reencarnação, mas alto lá:

Nem tudo se passa como desejaríamos: Se fossemos livres , cada um faria sua escolha com um. discernimento maravilhoso.

É aqui que intervém esses fatores negligenciados tão voluntariamente na terra quando se trata de nós mesmos: O desenvolvimento moral, o desenvolvimento intelectual e psíquico, todos, resultantes de nossos esforços pessoais, de nossas lutas e de nossos sofrimentos nos cursos das existências anteriores.

Quando reencarnamos, cada um de nós esteve em seu Vale de Josaphat, isto é, no lugar em que se realizou o julgamento pressuposto sobre cada um de nós, segundo nossa situação de progresso ou de retrocesso.

Esse Vale é portanto, simultaneamente, o de Josaphat para aquele que renasceu, e de Cedron para a mãe que forneceu o corpo em carne e osso.

Eis como 450 mil seres humanos puderam retornar à nossa Terra após seu último julgamento, cada um deles achando o Vale de Josaphat em seu pequeno berço; e não é dos berços guarnecidos das mais delicadas rendas que saíram os maiores gênios e os melhores Guias da humanidade.

CONCLUSÃO

Não joguemos pedra nos Mestres inexperientes que guiaram nossos primeiros passos sobre a Terra, eles agiram seguindo suas consciências.

Sejamos reconhecidos por nos terem transmitido o pouco que sabiam sobre os Livros Santos. Desta maneira despertaram nossas atenções para esses textos.

Temos agora o dever sagrado de fazer brotar ondas dessa deslumbrante que deve guiar os últimos passos da humanidade soa Terra.
... .... ..... ......
Possa vosso livro trazer um pouco de esperança e de coragem àqueles que procuram, abrir os olhos daqueles cuja vista tenha sido falseada e lançar alguma semente n´ alma dos que cedem, inumeráveis, ao turbilhão da vida !

Vosso esforço não terá sido estéril !

** Por Heibling J.
Extraído da Revista L'initiation - março de 1912 Apud Papus: "La Reincarnation", Paris, Dangles, 1953, pgs 186 – 190.

NOTAS (do Tradutor):
1. Estes dados estão desatualizados segundo pesquisas modernas.
2. Estimativa de 1912
3. Prisão de segurança máxima da França situada na antiga Guiana Francesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário