quinta-feira, 3 de março de 2016

NOTAS ESPARSAS SOBRE ZANONI DE BULWER LYTTON



        NOTAS ESPARSAS SOBRE ZANONI DE BULWER LYTTON
                                                                Por Pseudo-Sedir
                                                 “Na escala do cosmos só o fantástico tem condição
                                                                                                de ser verdadeiro.”
                                                                                                                                                                                                                       Teilhard de Chardin

Zanoni é um dos livros mais enigmáticos do mundo iniciático, um romance rosacruziano repleto de mistérios e revelações sobre Seres, trabalhos ocultos e Ordens milenares, ainda ativas e atuando eficientemente para a evolução de seus membros e da humanidade como um todo.

Mas, o que poucos sabem, é que o romance foi inspirado em antiquíssimas Ordens Iniciáticas históricas e personagens também reais. A R+C seria apenas uma cortina de fumaça para despistar os curiosos e profanadores.

Segundo pesquisas, feitas por místicos europeus, há dois candidatos para ser o inspirador do Zanoni: Francesco e Giacomo. Um dos dois, inclusive, fazia generosas doações para a Igreja de Sévres, como consta seu livro de recebimentos.

1. Francesco Zanoni

Francesco Zanoni, pintor hermético da Renascença. Infelizmente, são poucas as informações sobre sua vida. A restauração das pinturas do Palazzo de Pádua foi sua obra mais notória.


No “Palazzo dela Ragione” (Palácio da razão - Pádua, Itália) temos as 360 imagens do zodíaco pintadas por Giotto. Estas figuras foram baseadas no “Tratado de Astrologia” do mago Pietro d´Abano. Em 1420 o Palácio sofreu um incêndio que danificou severamente as imagens de Gioto. Francesco Zanoni refez todas as pinturas, devolvendo sua vivacidade e esplendor.


2. Giacomo Zanoni (1615 – 1682)

Giacomo Zanoni é o mais forte candidato a ser o inspirador de Bulwer Lytton. Viveu no século XVI, na Bolonha, Itália, e era botânico (como o personagem do livro) e, comprovadamente, viajou por vários países, incluindo os orientais.

Como também era herborista, consegue do Senado a autorização para cavar uma cripta onde fabricava remédios, este local, por séculos, foi conhecido como a “Farmacia degli Zanoni”.


Giacomo publicou um famoso tratado de botânica, que ano passado estava sendo oferecido ao preço de 3.800,00 euros!!!





Neste livro Giacomo Zanoni, entre outras curiosidades, descreve uma flor em forma de pássaro, totalmente desconhecida no ocidente à época do livro, o que acabou acarretando a zombaria dos cientistas europeus:





Anos depois a flor foi encontrada no Oriente:





Há inúmeros outros mistérios velados no corpo deste romance. Nada encontramos que se assemelhe a fantasias ou invenções do autor, cuja vida pessoal é encoberta de mistérios e lacunas. Estas pequenas revelações, feitas ao longo da Obra, nos situam em nossa insignificância diante do Cosmo, e propiciam inúmeras questões e perguntas, demonstrando o quanto nada sabemos sobre a vida oculta das Ordens, de seus grandes Iniciados e dos mistérios da Vida.

Bulwer Lytton

4 comentários: