Este é um tema muito mal compreendido pelos Martinistas que ainda o olham ou com preconceito ou com fanatismo religioso. A adoração de um princípio feminino esta presente em todas as tradições religiosas e místicas do Ocidente ou do Oriente. Em cada povo/tradição assume uma roupagem própria: Isis, Myriam, Bhagavan Yogadevi, Shekhina e a Virgem Mária na tradição Cristã.
Cultuar e ser devoto da Virgem Universal é estabelecer a plena harmonia dos Mundos, é manter o equilíbrio perfeito entre entre o Rigor e Misericordia ( Geburah e Chesed), é unir o Céu e a terra ( Keter-malkut) em um único Ser, agora, Divino.
Ensinamentos de M. Philippe sobre a Virgem:
* Deve-se orar à Virgem. Ela predomina sobre todas as mulheres.
* Ela não pertencia ao mesmo "apartamento" que N. S. Jesus cristo.
* A Virgem: Ela, é a natureza, ou antes: a Criação inteira, e a Sabedoria é a Chispa Divina que constitui a Alma superior dessa Entidade maravilhosa que é a Virgem Universal...
* A Sabedoria, que era antes que a Criação fosse, não podia ser senão em Deus, porque essencialmente abstrata, e foi Ela que deus deu como alma, como Chispa Divina, à Santa Virgem ( cósmica). Assim pois, é Ela, no Mundo Divino.
* .... A Virgem é, não a Terceira Pessoa da Trindade, mas sim a Primeira das Criaturas fora da Trindade. Entretanto, Ela está no Mundo Divino... Deus-Pai, é o Poder Criador; Deus-Filho, é a Ação Criadora, o Pai cria pelo Verbo, parte integrante Dele-mesmo. O Espírito Santo é a Irradiação... - Cada uma dessas Três Pessoas da Divindade é Una com as Outras Duas, e as Três formam Um. Mas esta aritmética é um tanto árdua de se assimilar para os nossos cérebros tridimensionais....
* Essa Virgem Universal, por ordem de seu Criador, tomou um corpo, um corpo de mulher, pois que só a Virgem Universal, Rainha de todas as criaturas, Pura em sua Essência, podia dar um corpo e servir de Mãe do Verbo, encarnando-se para Se revelar aos homens. - A Santa Virgem, Mãe de N. S. J. Cristo, é pois de fato uma encarnação da Virgem Universal, mas não do Espírito Santo, Que NUNCA Se encarna...
Ensinamento de Chapas e Paul Sedir
* A Virgem é o estribo do Céu. Ela ora continuamente pelos homens.
* Sevananda lembra que devemos prestar muita atenção no que TRANSMITE Chapas, sucessor de M. Philippe, pois ele era aquele que, diariamente, estava na Presença do Espírito Santo!
* Sedir: " Rogai à Virgem e Ela apresentará a vossa súplica ao seu Filho, que a atenderá".
* Segundo Sedir em " La Prière"(pág. 67), "A Ave Maria é a Oração mais importante do Cristianismo, após o Pater. Ela nos coloca em relação com a primeira das criaturas.
Sedir, ainda informa que, esta Oração, é o resultado da colaboração de um anjo (Gabriel) com diversos personagens."
Nenhum comentário:
Postar um comentário